fictional buzzing
   
 







> Vitor Silva
> performance: "Peep Show"
"A performance é vigiada por duas cãmaras de vídeo que emite as imagens alternadamente para uma tv,num posto de observação noutra sala do edifício. Após o dia da performance, o espaço funcionará como instalação, e no posto de observação as imagens reproduzidas serão as da gravação da performance"
Vitor Silva



 
   
       
 
> Miguel Soares
> "Archibunker Associates"
> 2000 Video projection of 3d animation, stereo sound, 7'50''
sound design: Ari de Cravalho
music: "Ebb", Sack & Blumm

Archibunker Associates is a video portfolio of an architecture and design bureau based on Mars, in a distant future. AA are the authors of teleport centers, stadiums, satelites, the Channel of Light, the SofaGuard ™, Hard Disc, the Multi Purpose Vehicle used in Time for Space, and Tower city, among others.


 
   
 
 
> António Olaio + João Taborda

> "If i wasn't an artist"
> Video: António Olaio, a partir da canção António Olaio e João Taborda.
Música: António Olaio e João Taborda.
Letra: António Olaio



 
       
    > Remixiing* (edgar Silva,
João Marques Fernandes)

> "The Artic Rangers project-45RPM:a self-assenbly soundscape set", 2001
> Instalação audio e vídeo

Dj Guze (Dealema)
Pedro Tudela
(hushed Market)
Rui Oliveira (Muesli Colectivo)
Dinis (Portugeezers, Pressure Force)
 
 
"The Artic Rangers project-45RPM:a self-assenbly
soundscape set"


O significado (traduzido) da palavra kit, remete-nos instantâneamente para um universo muito particular: conjunto de ferramentas. Mas os seus signigficantes formais assumem, na maioria dos casos características bem diversas daquelas a que uma tradução literal nos pode induzir, ou seja, o apelo gráfico e estético de um determinado objecto passa a assumir regras perfeitamente identificáveis com uma lógica comercial, por conseguinte, inversas ao sentido prático e redutor do "estojo de ferramentas" pela sua simples eficácia. Á primeira vista (a do consumidor) o "objecto" surge atractivo, composto quase sempre numa imagem idêntificável pelo imaginário colectivo, o que permite rápidas associações estériotipadas com factos históricos, sociais ou meramente lúdicos. No entanto, esta ilusão geralmente encerra em si outra realidade: a habilidade necessária para a construção (com êxito, se tal for o pretendido!) de um determinado objecto.
"The Artic Rangers project" é formalmente um kit; tem uma embalagem de cartão gráficamente apelativa (e temáticamente contextualizada) que, como muitas outras do género, incita a um desejo voluntário de construção. O seu conteudo é em quase tudo similar a um qualquer produto do género: objectos montáveis, autoculantes decalcáveis, esquemas de construção e pintura, referências e marcas de tintas. Mas é no resultado formal desta operação de "cósmética" que o significado conceptual deste kit transgride as regras pré-estabalecidas :dele não resulta um objecto tridimensional, mas um objecto sonoro, uma peça audível que neste caso concreto tambêm tem uma componente visual: um vídeo documenta esse processo de montagem e construção.
Quatro (4)DJs foram convidados a experimentar este kit: os critérios de escolha incidiram essencialmente nas diferenças estéticas das suas opções sonoras. Não podiam conhecer préviamente o objecto "a montar" nem fazer pré-escutas. O desafio consistia em construir uma peça sonora (x4) à escala 1:1, ou seja, tal como um objecto tridimênsional, depois de colado e montado já não é possivel refazê-lo. O resultado destas experiências é o que se pode ouvir no local
de exposição.

Remixing*








 
     
 




> Fernando Fadigas
> "Stockhausen Dream", 2001
> Vídeo cor - 1'30'' Loop

A descrição de um sonho é a base e o "Leitmotiv" de um vídeo que assume a apropriação de um sonho alheio. Estrutura passível de ser reinterpretada a partir do momento em que é partilhada e nos apresenta novos dados e hipotéticas analogias para um imaginário estrangeiro. A palavra transformou-se agora em música através da manipulação das diferentes cadências sonoras e das respectivas inflexões de voz, enquanto a imagem e os aspectos mais oníricos permaneceram ainda assim vivos e reais, tornando intencionalmente as questões de autoria e do simulacro que se levantam quanto à "partitura" e aspectos formais utilizados.
O autor da pauta, esse continuará sempre a sonhar.
Fernando Fadigas

"Não tenho uma filosofia, mas toda a minha vida sonhei que podia voar. Consigo sentir-me a voar. Em muitos sonhos liberto-me da terra.
Um sonho persegue-me. Estou numa grande cave, as pessoas que me rodeiam vestem fraque, todas têm um copo na mão, mas sei que possuo o dom de as fazer calar num instante, porque não me pareciam querer ligar. Então ponho-me em bicos de pés, elevo-me até ao tecto e com o peito rasante sobrevoo o chão, subo de novo e todos dizem: ahhhh...
Depois evito a parede com uma elegante curva.
No sonho emudecem sempre com a minha capacidade de voar ou planar, partindo de altas montanhas.
Isto foi sempre visivel na minha música."

Karleinz Stockhausen
Documentário de Frank Schefer

 
       
 












> Pascal Ferreira


> "Se fores realmente amigo, não mexes no botão", 2001
>
Mdf, cerãmica, acrílico, luz