> Manuela Campos
> "La Dance des Copains", 2001

“ LA DANSE DES COPAINS”

 1ª Parte
Os vídeos e as fotografias são os registos da acção integrada na2ª edição dos pontos + de + contacto, numa oficina da Praça da República, no dia 2 de Março, no Porto. Só o espaço foi encenado, recriando alguns elementos do filme “Os cavalos também se abatem” de Sydney Pollack, como um exemplo as corrida e da luta pela sobrevivência. No entanto, aqui, nenhum dos participantes venceu, desistiu ou sequer foi eliminado, a sua actuação foi livre e espontânea. Do mesmo modo, nenhum ensaiou ou preparou qualquer linguagem performativa.
A acção iniciou-se com a operação de cosmética, tornando-se naturalmente numa verdadeira maratona de maquilhagem, da qual resultou um “travestismo” dos participantes e uma transformação de atitude e modo de interacção com todos os outros presentes. Conseguiu-se como objectivo primeiro, unir a arte e a vida, na convivência e no encontro de formas de consolação. Os criadores e o público diluíram, entre si, papeis, na construção espontânea de um espaço novo e de um tempo dilatado, sem horas marcadas.

2ª Parte
Convite ao público a participar e a continuar a acção, no espaço “Artemosferas”. Utilize a maquilhagem para a caracterização e registe o que pretender, de forma a criar uma interactividade entre a vida, o espaço artístico e o público.

Manuela Campos 2001