artemosferas::.

O Artemosferas nasce dentro de um território das artes plásticas motivando-se a si próprio como uma espécie de catalisador na interiorização, bem como na denúncia das diversas problemáticas que rodeiam o complexo ser humano, às suas próprias motivações, receios e medos que são o espelho de uma geração “cibernética” inteiramente subvertida a uma sociedade mediática e consumista, a geração 90. E é pelo alinhamento da arte contemporânea que o Artemosferas se apresenta ao exterior como um projecto multi-artes contendo esse propulsor geracional e afirmando-se como uma nova proposta e aposta cultural no meio artístico português na abertura de um novo século.

Sendo através das artes plásticas que este projecto transfere o seu maior impacto ao realizar exposições, project-rooms e workshops, é contudo na sua estratégia de minimização dos gastos que estes eventos implicam, que ressurge um ideal (dentro de um espírito da escola Bauhaus), como seja a conexão do design de mobiliário, gráfico, cenografia, decoração e o vitrinismo, a uma percepção cuidada e atenta dos artistas desta geração. O Artemosferas reformula todo o conceito gestaltiano num inteiro edifício criando uma orgânica total, um uno de essência, aproximando até ao seu limite a criação artística (enquanto obra de arte ) aos diversos gabinetes de
“artes aplicadas”

Este conceito estrutural estende-se a todo o edifício,
- no Piso 0 situa-se o jardim, galeria de arte contemporânea;
- no Piso 1 situa-se o café, espaço que compreende multi-eventos desde projecções audio-visuais e palestras, revistas, livros e CD's;
- no Piso 2 situa-se os project-rooms, diversos workshops e eventosmusicais, contando ainda com espaço de reflexão
e leitura;
- no Piso 3 situa-se o projecto Artemosferadesign:
gabinetes/atelier/projecto de design gráfico e mobiliário, cenografia, vitrinismo e decoração.

Todos estes sectores envolvem-se numa dinâmica constante em todo o edifício, usufruindo o espectador de diversas actividades de carácter activo e participativo, desde a formação cultural ao lazer, confrontando-o através de uma única linha de pensamento, com toda a problemática do mundo das artes.
O Artemosferas, apresenta-se assim em 2001 como um espaço alternativo ao circuito formal de galeria, com o objectivo de promover as artes plásticas com uma linha autoral emergente, de artistas jovens, com projecção ou não, tendo trabalho afirmado a partir da década de 90. Sendo um projecto interventivo, está aberto a propostas de artistas às diversas áreas das artes plásticas - instalação; perfomance; música/dj; vídeo; projecção de filmes; poesia; palestras e conferências; parcerias com associações/instituições públicas e privadas.

Inauguração 07 de Abril de 2001.
Encerramento em Janeiro de 2003.

 



Embora o projecto programático e multidisciplinar Artemosferas tenha terminado a sua vida activa e tenha sido encerrado em 2003, por razões diversas e adversas como a falta de apoios institucionais fundamentais para uma saudável fiabilidade e continuidade de todo um extenso trabalho realizado, com objectivo de contribuir novas ideias, novos projectos e novos rumos para um meio cultural. Mas com o devido afastamento é possível confirmar que esta comunidade “acultural” não consegue valorizar em tempo útil, projectos e pessoas que lutam por ideais.

Aqui fica em modos de manifesto, actividades propostas nas diversas áreas:


+ METODOLOGIA DE TRABALHO E ACTIVIDADES
DESENVOLVIDAS:

+
Exposições

O projecto “Artemosferas” integrado no projecto mãe (Espaço Artes Múltiplas - Intervenção Artística e Cultural) tem como objectivo a realização de exposições direccionadas para as diversas áreas das artes plásticas actuais, multimédia e artes performativas. Este programa de exposições realizadas nas diversas salas espalhadas por todo o edifício, envolve sempre projectos de conjunto (comissariado) ou projectos autónomos com um mínimo de participação de 4 / 6 artistas, ou um número colectivo sem limite previsto.
Sendo assim, este programa de caracter fortemente estrutural, prevê uma calarendização constante (dinâmica e temática) de exposições, a realizar nas diversas salas (project-rooms) do edifício “Artemosferas”.
A duração destas exposições são de um mês e meio (aprox.), estando abertas ao público no horário de funcionamento seguinte: de segunda a sábado, das 12:00h às 20:00h.
Para a divulgação de todas as exposições, está previsto a realização de um catalogo, convite (por correio e via internet) e cartaz. Incluindo diversos flyers de informação complementar.




 


+ Conferências e palestras-abertas

Deste projecto consta a realização de várias conferências temáticas (de caracter didáctico ou não) integradas nos programas de:
- exposições, apoiando e prolongando as temáticas propostas .
- multimédia na apresentação de filmes(vídeo-arte, vídeo-documental, cinema).
- teatro/artes performativas.
- apresentação de livros, revistas e cds .
- música, na apresentação de diversos projectos musicais , constando ainda artistas plásticos que tem a música como projecto paralelo e de investigação .
- eventos múltiplos (restauro, poesia, moda, apresentação de teses de estudos críticos-mestrados e doutoramentos de faculdades ou instituições...)
Pretendemos, desta forma dilatar os espaços de recepção, divulgar e incrementar a produção de conhecimento e estudos (artísticos), pelo facto de acharmos ser necessária uma maior atitude crítica e reflexiva.
Apresentação e lançamento de livros e revistas sobre a arte a serem publicados pelas diversas entidades e editoras interessadas em promover e divulgar as artes plásticas, os estudos e conhecimentos produzidos pelos mais variados agentes da cultura.



 

+ Workshops

 Realização de workshops/atelier nas mais diversas áreas:
- artes plásticas (pintura, desenho, figura humana, fotografia)
- design gráfico e mobiliário
- teatro (teatro de marionetas, expressão corporal, colocação de voz)
- dança
- restauro
- decoração (fheng shuei)
- vitrinismo
- moda
- maquilhagem
A realização de workshops pretende enquadrar-se na perspectiva de um atelier/ laboratório , de duração de um mês, e no qual é fornecida uma (in)formação actual , permitindo aos participantes terem um contacto mais aprofundado com temáticas, médiuns e concepções artísticas contemporâneas.




 


+ Música

Realização de concertos musicais performativos, concerto-instalação, djs e outros tipos de espectáculos musicais, que tem por base o cruzamento de linguagens .
Estes concertos tem como intuito serem um incentivo e uma forma catalisadora de iniciativas que se irão reflectir na vivência/experiência (interactiva) de cada um. Trata-se de perspectivar e intensificar trocas e partilhas, contrariando a aparente opacidade e o crescente marasmo criativo do meio musical e cultural.


 


+ Multimédia (cinema e vídeo)

Realização de um programa estrutural para eventos multimédia , nos quais se apresentam mostras de cinema, vídeo-arte e vídeo-documental . Tem por objectivo promover a cinematografia e as tecnologias em que o campo da arte se insere na actualidade, sendo o vídeo um instrumento de eleição pelos jovens artistas contemporâneos. Desta forma o projecto “Artemosferas” revê-se, ao apoia-los realizando (organizar e comissariar) mostras e ciclos de curtas-metragens, bem como exposições de multimédia onde se dá lugar á linguagem da vídeo-arte. .
Realização de um festival de curtas-metragens e multimédia.


É com todos estes eventos que o projecto “Artemosferas” responde objectivamente à necessidade de uma melhor formação/comunicação que possibilite acompanhar de perto os movimentos, ideas e correntes que ocupam lugares fundamentais no discurso artístico contemporâneo, como forma de estímulo a uma actividade de criação e a um debate crítico de opiniões, que urge no meio artístico e cultural na cidade do Porto e em Portugal.