“Dream” ( instalação de Migue Seabra e Luís Margalho) na capela do castelo Soutomaior em Pontevedra, Espanha

Instalação e vídeo, 1998
Gesso, oleado,espuma, acrílico, video,câmara hi8, projecção video,
motores, iluminação, cab
o, electricidade.
Dimenções variaveis
 
Este site-especific realizado para a capela do castelo Soutomaior em pontevedra é uma instalação que nasceu no âmbito de juntar um esforço mútuo, na direcção de prolongar exaustivamente o projecto pessoal e passar ao desafio de um projecto em conjunto.
A relação do espaço-capela com os objectos aí depositados previa-se importante na medida em que transpunha para o trabalho toda uma sensação de objecto sagrado, inatingível, passando para o espectador essa energia bruta. Trata-se de uma imagem violenta.

Sobre o solo foi colocado uma espécie de cama contendo um corpo tapado por um oleado, um tipo de saco térmico que devolvia ao corpo um estado de ibernação. Ao seu lado estava depositada uma caixa negra simbolizando uma dreambox. Este corpo apresentava-se vivo, mas em certo estado de latência, para tal foi colocado na zona do tórax um dispositivo mecânico e temporizador, sincronizando a respiração em 7 seg.

Partindo deste ponto, uma peça em ferro dá a respectiva ligação, peça que simbolizava uma àrvore ainda em construção. Às suas raízes estavam apontados vários motores ligados entre sí por cabos eléctricos. Estes motores, ou melhor, alimentadores do corpo, produziam um ruído intenso que preenchia toda a capela, sincronizando sistematicamente com a respiração desse próprio corpo.
O espectador era confrontado com a sua imagem projectada sobre um monitor, que estava ligado a uma câmara de vídeo em circuito directo.